WINDOWS SERVER 2003: ACTIVE DIRECTORY 1ª PARTE - A INTRODUÇÃO

Introdução




O Active Directory foi, sem dúvidas, a grande novidade do Windows 2000 Server em relação ao Windows NT Server 4.0. No Windows Server 2003 o Active Directory também é o elemento central, fundamental, sobre o qual é planejada e implementada uma infra-estrutura de rede.


Nos próximos capítulos farei um estudo detalhado do Active Directory. Desde a definição e as vantagens de se usar um serviço de diretórios, passando pela definição dos componentes do Active Directory, da estrutura lógica e física, até a apresentação de conceitos mais elaborados como por exemplo o controle de replicação entre os Controladores de Domínio (abreviados como DC).

Eu poderia, ao longo dos post, ir mostrando como trabalhar com os diversos elementos do Active Directory. Por exemplo, quando falarei sobre usuários, eu poderia citar que usuário é um dos principais tipos de objetos do Active Directory. Porém considerei importante a colocação de um capítulo teórico como este, no qual apresento e explico os diversos elementos que compõem o Active Directory. Com isso o amigo leitor pode ter uma visão ampla e completa do que é exatamente o Active Directory, de quais os elementos que o compõem e da sua estrutura física e lógica.

Vou iniciar essas series de posts falando sobre o conceito de diretório. Mostrarei o que exatamente é um diretório, porque hoje encontramos múltiplos diretórios na rede da empresa. Também mostrarei os problemas advindos do fato de se ter múltiplos diretórios e de como este fato cria problemas para o desenvolvimento de aplicações e para a integração dos sistemas informatizados de uma empresa.

Em seguida vou fazer uma introdução ao Active Directory no Windows Server 2003. Mostrarei o seu papel em uma rede com servidores baseados no Windows Server 2003 e o que deve ser feito para que o Active Directory seja instalado em um servidor, tornando o servidor um DC.

Feitas as devidas apresentações e conceituações é hora de apresentar os elementos que compõem e mantêm em funcionamento o Active Directory. Vou iniciar pelos elementos individuais, apresentando conceitos tais como:
  • Domínios
  • Árvores
  • Florestas
  • Relações de confiança
  • Objetos do Active Directory
  • Unidades Organizacionais
  • Schema

Estes elementos compõem a chamada estrutura lógica do Active Directory, ou seja, a maneira como o Active Directory é apresentado ao Administrador e aos usuários, quando estes utilizam as ferramentas de administração e pesquisa do Active Directory.

A estrutura lógica pode ser diferente (e normalmente é) da estrutura física. A estrutura física determina onde são armazenadas as informações sobre o Active Directory, como as informações são sincronizadas entre os diferentes DCs do domínio (chamamos este processo de replicação). Também serão apresentados e explicados os conceitos de sites, replicação inter sites e intra sites. 

Acredite amigo leitor, pode parecer um pouco “chato”, um capítulo inteiro, teórico sobre o Active Directory. Mas posso garantir que conhecendo os conceitos apresentados neste capítulo, será muito mais fácil planejar, implementar e administrar uma infra-estrutura de rede baseada no Windows Server 2003 e no Active Directory. Também será muito mais fácil entender a utilização das ferramentas administrativas que serão descritas nos demais posts – aí sim, a parte prática, baseada nos conceitos teóricos, aqui apresentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário